Canção Nova se prepara para realizar Via-sacra encenada

Para meditar as estações da Via-sacra, foram convidados Eugênio Jorge e Luzia Santiago

A Comunidade Canção Nova realizará, no dia 19 de abril, Sexta-feira Santa, a meditação das estações da Via-sacra, no Santuário do Pai das Misericórdias, a partir das 21h. Neste ano, os peregrinos, além de meditarem, poderão contemplar a encenação da Via-sacra promovida pela equipe de dramaturgia da TV Canção Nova.

Via-sacra encenada na Canção Nova em 2016 – Foto: Banco de imagens CN

:: Veja a programação completa do Acampamento Semana Santa
:: Acampamento Semana Santa na Canção Nova
:: Participe da tradicional Procissão do Encontro na Canção Nova

Segundo a responsável pela equipe de dramaturgia, Ana Paula Ribeiro, para efetuar o projeto da encenação, foram feitas mais de 18 reuniões com diversos setores para analisar o conteúdo artístico e a infraestrutura.

Antes de iniciar a fase dos ensaios, foram realizados testes com todo o elenco para averiguar a habilidade de atuação de cada personagem.

Os textos que serão meditados pela cofundadora da Canção Nova Luzia Santiago e pelo músico Eugênio Jorge foram elaborados pelo Diretor de Elenco Mateus Marques.

Para adentrar os fiéis na meditação, a dramaturgia contará também com o Coral Canção Nova, que, com 40 coralistas e 10 músicos, entoarão hinos que narrarão o Mistério da Paixão do Senhor.

Venha com a Canção Nova seguir os passos de Jesus no caminho para o Calvário. Essa caminhada de fé poderá lhe ensinar a ser fiel a Deus, mesmo diante das dificuldades.

Sobre a Via-sacra

O exercício da Via-sacra consiste no fato de os fiéis percorrerem, mentalmente, a caminhada de Jesus ao carregar a Cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente a Paixão do Senhor.

Tal exercício teve origem na época das Cruzadas (séculos XI/XIII). Os fiéis que então percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. Papa João Paulo II introduziu, em Roma, a mudança de certas cenas desse percurso não relatadas nos Evangelhos por outros quadros narrados pelos evangelistas.

A Via-sacra compreende 14 estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo.

A Via-sacra tem sido muito recomendada pelos Sumos Pontífices, pois ocasiona frutuosa meditação da Paixão do Senhor Jesus. (Fonte: Site Cléofas)


↑ topo